Somos vinte e oito parceiros que atuam em diferentes áreas da Psicologia: saúde coletiva, educação, saúde mental, trabalho, ambiental e outras. O que nos une? O projeto do Compromisso Social da Psicologia.
Nos encontramos no percurso do trabalho pela transformação da Psicologia. Neste sentido, somos vinte e oito profissionais que estavam insatisfeitos com os caminhos e possibilidades que a Psicologia nos oferecia. Queríamos ter outro vínculo com a sociedade; queríamos trabalhar a partir da Psicologia para transformar as condições de vida em nosso país e poder colaborar para a construção de um mundo melhor.
Estes ideais nos aproximaram e, depois de muitos anos atuando juntos, à frente de instituições no campo da Psicologia, na coordenação de serviços na rede pública, pesquisando nas Universidades e formando uma nova geração de psicólogos, o Instituto Silvia Lane possibilitou nossa união como grupo de profissionais.
Psicóloga, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Social/ 1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social/ 1997) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social.
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979) Especializaçao em Saúde Pública e Administração de serviços de saúde e Mestrado e Doutorado em Ciências Biomédicas do programa de Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004,2009). Atualmente é professor - Centro Universitário Newton Paiva e Analista de saúde efetivo da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, formação, sexualidade, adolescência, violência sexual e serviço.
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (2003). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, meios de comunicação, adolescência, história da psicologia, método e materialismo histórico e dialético, psicologia e políticas públicas, desigualdade social.
Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi professor na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou nesse período no ensino de psicologia organizacional, ética profissional, história e epistemologia da Psicologia, Psicologia do Trabalho e Psicologia Ambiental. O tema em que orientou maior número de dissertações de mestrado foi o do sentido humano do trabalho. Participou da organização de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, inculindo incluindo a concepão e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia (www.bvs-psi.org.br), e da Biblioteca Virtual Latinoamericana de Psicologia.
Membros:
Andre Isnard Leonardi
Psicólogo. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, na FEBEM (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) e no Incor (Instituto do Coração). Foi assessor psicológico dos dirigentes e profissionais da Cruzada Pró-Infância. Atua como Gerente de projetos na Fundação CSN, responsável pela gestão da entidade e por elaborar, aprovar e executar projetos nas áreas de Cultura, Educação, Esportes e Assistência Social.
Beatriz Borges Brambilla
Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde. Doutora em Psicologia Social. Atua como Docente e Supervisora de Estágios em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui experiência na formulação, gestão e execução de Políticas Públicas de prevenção de violências e no atendimento de pessoas vítimas de violências. Possui interesse por Psicologia Social Comunitária, Psicologia Sócio-Histórica, Vigotsky e Psicologia e Políticas Públicas.
Bruna Borba de Araújo Tchalekian
Psicóloga, Mestre em Psicologia da Educação na PUCSP, Doutoranda na Universidade de São Paulo pelo programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humana. Dedica-se a pesquisa nas áreas de Educação, História e memória da Psicologia, Memória Social e Direitos Humanos. Colaboradora junto ao Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Professora Universitária.
Cristina Silva
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) , Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Especialização na área de Gênero pela Universidade de Valladolid, Espanha ( 2006), atuando principalmente nos temas: Gênero, Psicologia da Emergências e Desastres , Desenvolvimento Rural ,no âmbito da Psicologia Social.
Diva Lucia Gautério Conde
Psicóloga, Mestre em Psicologia Experimental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, pela UFRJ. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de psicologia na educação básica, jovens, informação profissional, currículo escolar e juventude.
Edna M. S. Peters Kahhale
Psicóloga, possui mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1993) . É professora associada da PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: classes de equivalência, conceito de quantidade, aprendizagem sem erro.
Elisa Zaneratto Rosa
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), mestrado (2005) e doutorado (2016) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do curso de Psicologia e do Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Tutora do PET Saúde (2012-2014; 2019-2021; 2022-2023) da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC SP . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Sócio-Histórica, atuando principalmente na área de políticas públicas e saúde mental. Foi presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e é membro do Instituto Silvia Lane - Psicologia e Compromisso Social.
Luane Neves Santos
Psicóloga, possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2008), mestrado em Psicologia (Psicologia Social / 2013) pela mesma universidade e doutorado em Educação (Psicologia da Educação / 2017) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social e da educação, compromisso social, desigualdade social e subjetividade, psicologia e políticas públicas, direitos humanos.
Lumena de Almeida Castro Furtado
Psicóloga, sanitarista, doutorado em Ciências pela UFRJ, Ex Secretaria Municipal de Saúde em Mauá e adjunta em SBC, Secretaria da SAS/Ministério da Saúde em 2015, articuladora do Programa De Braços Abertos/SP em 2016, atualmente Professora da UNINOVE e Professora Associada da Medicina Preventiva da UNIFESP. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, Estado, SUS, gestão de políticas, cuidado em saúde, saúde coletiva, direitos humanos, álcool e drogas e saúde mental, compromisso social.
Maria das Graças Victor Silva
Psicóloga, Especialização em Psicologia clínica pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Faculdade Frassinetti do Recife. Foi diretora da Associação Brasileira do Ensino de Psicologia. Coordenadora de cursos de especialização na área de saúde mental na Faculdade Frassinetti do Recife. Atua principalmente nos seguintes temas: atendimento psicológico, linguagem, cognição, discurso, políticas públicas em saúde e psicologia da educação.
Marcos Martins do Amaral
Psicólogo, Mestre em Psicologia da Educação. Atua nas áreas de políticas públicas, com ênfase em saúde e educação, gênero e sexualidades. Pertence ao grupo de pesquisa "A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões" e ao Grupo de Pesquisa Atividade Docente e Subjetividade. Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude.
Marcus Vinícius de Oliveira Silva (In memoriam)
Psicólogo pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, coordenador do LEV -Laboratório de Estudos Vinculares e Saude Mental da FFCH-UFBA, diretor do Instituto Silvia Lane, Psicologia e Compromisso Social, integrante do Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiatrica, Saúde Mental, Psicologia e Direitos Humanos.
Maria Christina Barbosa Veras
Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1981). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Saúde da Pessoa Idosa.
Marta Elizabete de Souza
Psicóloga, possui graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (Fundação de Educação e Cultura) de Minas Gerais(1983), mestrado em Medicina Social/2001)pela UFMG(Universidade Federal De Minas Gerais). Foi coordenadora municipal de saúde mental de Betim de 1993 à junho de 2001. Foi Coordenadora Estadual de Saúde Mental de Junho 2004 à Dezembro de2010, e de Abril de 2015 até Fevereiro de 2018. Atualmente é profissional da rede de saúde mental de Betim e professora da Escola de Saúde Publica de Minas Geraisem.
Milton dos Santos Bicalho
Psicólogo, Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialização em Clínica de Saúde Mental no Serviço Público pela Escola de Saúde de Minas Gerais - Fundação Nacional de Saúde, Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Psicólogo na Saúde Pública do município de Contagem por 23 anos. Membro docente da Fundação Gregorio Baremblitt/ Instituto Felix Guattari, atuando como professor na Pós- graduação, Lato Sensu - Especialização, com as disciplinas Grupo Operativo e Análise Institucional. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental na Saúde Pública na Atenção Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental, a Clínica, os grupos, Grupo Operativo, Análise Institucional. Discussão de Gênero Masculinidades e Saúde do Homem.
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Psicóloga, Mestre em Filosofia da Educação e Doutora em Psicologia Social. Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUCSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pesquisando e orientando pesquisas em: história da psicologia da educação; história da psicologia da educação no Brasil; identidade de educadores e educandos com foco em inclusão educacional/escolar. Editora da Revista "Psicologia da Educação", do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Monica Lima de Jesus
Psicóloga, Doutora em Saúde Pública/Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Pos-doutorado em Psicologia Social pela Universidad Antónoma de Barcelona. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Vinculares em Saúde Mental do IPS/UFBA e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Programas de Reestruturação da Universidade Brasileira. Professora da Pós-Graduação em Psicologia (IPS/UFBA). Dedica-se aos campos da Psicologia da Saúde e Social, e aos estudos sobre Saúde Mental, Formação e Atuação de Profissionais de Saúde, particularmente, os de psicologia.
Odair Furtado
Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). É professor associado da PUC-SP, no Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Social (PSO) e na Faculdade de Psicologia. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) do PSO. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, emprego/desemprego, formação/qualificação.
Odette de Godoy Pinheiro
Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora aposentada da PUCSP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
Raizel Rechtman
Psicóloga, Mestre, Doutora em Educação: Psicologia da Educação na PUC SP. Possui experiência em pesquisa, ensino e consultoria educacional na formação formal e não formal de jovens e adultos. Participante do grupo de pesquisa "A Dimensão subjetiva da Desigualdade Social: suas expressões na escola". Atualmente é Coordenadora de Juventude na Congregação Israelita Paulista - CIP e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de SP.
Rodrigo Toledo
Psicólogo, Mestre em Educação, Doutor em educação pela PUCSP. É Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e da Universidade Paulista - UNIP na área de Políticas Públicas de Educação, Saúde e Assistência Social. Tem experiência na área de Psicologia Sócio-Histórica com ênfase em desenvolvimento de ações, programas, políticas e intervenções em contextos escolares e comunitários. Especializou-se em temas de políticas públicas intersetoriais e de interface Educação e Saúde, tais como: Desigualdade Social, Enfrentamento ao Preconceito e à Discriminação contra a população LGBTI+, Formação em Psicologia, Ética Profissional e Práticas Interventivas em Saúde e Educação.
Silvio Duarte Bock
Pedagogo pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (1975) , especialização em planejamento educacional pelo instituto Sedes Sapientiae (1976), mestrado em Educação pela UNICAMP(2001) e doutorado na mesma universidade (2002). È diretor do nace-orientação vocacional.
Wanda Maria Junqueira de Aguiar
Concluiu o doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP em 1997. Atualmente é professora titular da PUC-SP e coordenadora do programa de educação: psicologia da educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, professor, atividade, consciência, subjetividade, orientação profisisonal, trabalho, transformação, adolescente – adolescência e afetividade.
Yasmin de Sousa Pereira
Psicóloga, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e doutoranda pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Desigualdade Social(NUPPDES), a Coletiva Roda Terapêutica das Pretas e a Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras(os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP).